top of page
  • Foto do escritordiasenetto

Qual o método de construção mais barato?

Descubra o melhor método de construção para sua obra com a DiaseNetto Engenharia.


Escolher o melhor método de construção é muito importante. Isso porque vários métodos construtivos podem contribuir para aumentar o valor do seu imóvel. Como referência para o planejamento, apresentaremos 7 tipos.


Alvenaria

Antes de tudo, é importante ressaltar que existem dois tipos de alvenaria: a alvenaria convencional e a alvenaria construtiva.

A alvenaria convencional é o sistema construtivo mais utilizado no Brasil atualmente. Esse tipo de estrutura é composta por vigas, pilares e lajes de concreto armado. Esses elementos fazem, portanto, parte da estrutura que sustenta a casa, e a alvenaria tem a função de vedar e isolar o ambiente. Este tipo de construção apresenta vantagens em termos de disponibilidade de mão-de-obra e materiais, e facilidade de futuras reformas ou modificações no projeto original. No entanto, esse sistema geralmente é um pouco mais caro e leva mais tempo para ser concluído.

A alvenaria estrutural, por outro lado, é um tipo de construção um pouco mais rápida e simples, além de ser mais barata. No entanto, a construção requer mais mão de obra profissional, pois todas as paredes devem estar niveladas.

Neste tipo de construção as paredes são unidas com blocos de concreto ou cerâmicos. Por isso, é muito importante fazer um projeto adequado e pensar nas instalações elétricas e hidráulicas, já que o sistema não permite modificações.


Moldura de madeira

Esse tipo de construção, bastante difundido no exterior, utiliza principalmente madeira maciça de replantio para a estrutura. Portanto, você deve prestar muita atenção aos materiais utilizados para proteger sua casa de cupins e umidade.

Além do baixo custo, esse tipo de construção também apresenta excelente desempenho acústico e térmico. Porém, para acertar nesse modelo, procure especialistas. 3 - recipiente

Esse sistema construtivo é o preferido de quem busca modernidade e sustentabilidade. Como o nome sugere, esse sistema utiliza contêineres para construir, permitindo modularidade, rapidez e pode reduzir custos em até 30%.

Porém, mesmo nesse caso, é preciso procurar uma empreiteira profissional e verificar cuidadosamente se há ferrugem, histórico de transporte e se há espaço para um guindaste, indispensável para levantar a casa.


Pré fábrica

Um modelo de edifício pré-fabricado consiste em módulos que são montados individualmente em uma fábrica e transportados para um canteiro de obras para serem montados em uma casa.

Os módulos podem ser feitos de madeira ou concreto, e seu processo construtivo é mais rápido que a alvenaria tradicional. Porém, esse sistema tem um investimento inicial um pouco maior, o que pode ser uma desvantagem para alguns.


Parede de concreto

Este tipo de construção consiste em paredes estruturais sólidas de concreto armado, altamente resistentes ao fogo e com menor desperdício de material. No entanto, o isolamento acústico não é muito bom e o custo de fabricação é alto. Além disso, as instalações elétricas e sanitárias já estão instaladas, evitando invasões e retrabalhos nas paredes. É um sistema muito eficaz para a construção em grande escala.


Estrutura de aço

Uma estrutura de aço é um sistema muito semelhante a uma estrutura de madeira. No entanto, em vez de estruturas de madeira, são utilizados perfis de aço galvanizado e suas terminações são feitas de painéis de madeira cimentada ou drywall.

Este método de construção também é chamado de método de construção a seco, que produz menos resíduos e não requer água. Nesse tipo de construção, encontrar trabalhadores profissionais também é importante para manter a qualidade da obra. Além disso, há restrições de piso. Isso significa que edifícios muito altos não são permitidos.


Drywall

Este tipo de construção é muito vantajoso, pois caracteriza-se por um bom isolamento acústico, economia e manobrabilidade. Então você pode adicioná-lo à sua lista de construção.



Está pensando em construir não deixe de pedir seu orçamento com a nossa equipe.



Comments


bottom of page